sexta-feira, 17 de agosto de 2012

NOVA ORTOGRAFIA PARA A LÍNGUA BRASILEIRA


NOVA ORTOGRAFIA sugerida por Alfredo Bernacchi, para um projeto de lei.
Chamaremos de “BRASILEIRA” a nova língua portuguesa.

Como vai funcionar?

1ª – Cada som vocal é simbolizado por uma única letra. Não haverá mais dois sons para a mesma letra, nem duas letras para o mesmo som. Essa é a base de tudo. Exemplo: X tem som de X, S tem som de S. Não haverá duas letras para o mesmo som: X ou S com som de Z, por exemplo. O som de CHA será escrito com o X, porque é um som só. Já o LHA, o NHA, o GUA, o GRA, ficam como estão, porque são dois sons juntos. Pronuncie LINGUA e repare: são dois sons: GU-A.
Pronuncie vagarosamente cada palavra: Cada som emitido pela boca terá o seu símbolo específico: Já com o som do Q, em Que, Qui, ele será substituído pelo K. No caso de “frequência” se escreverá frekuênsia. Em “Quero” se escreverá Kero. Sempre um símbolo para cada som. Assim, a letra Q poderá ser eliminada. Deixaremos o CA, CE, CI, CO, CU para trás e colocaremos o KA, KE, KI, KO, KU e o  SA, SE, SI, SO, SU, porque o som é específico a cada grupo. Dessa forma os C e Ç não serão mais necessários também. E o S fica também, para o som sibilado arrastado dos finais de palavras e o Z, no final, nunca mais: (Fregês) Os dois SS, tem o mesmo som de um S sozinho, então será substituído. Tudo o que tiver o som do nosso Z, será escrito com Z. Nunca mais com X ou com S. O som do J em gilete, ge, gi, passará a ser escrito somente com J e o G apenas para o som de ga, gue gui, com apenas o G, sem o U.  Ga, Ge, Gi, Go, Gu. O X com som de “quisi”, como em sexo, será escrito com KSO e não mais com o X: (sekso).
O R e o RR um caso especial, porque conforme sua posição terá um som ou outro. Para não ter que criar uma nova letra, faremos um apóstrofe após o R’ que tiver o som de R em rato e no meio da palavra, como em errado. R’. Assim, tanto r’ato como er’ado serão escritos iguais R’ porque têm o mesmo som gutural. Melhor ideia pode ser estudada. O R de arara fica igual. O H no início de palavras, será eliminado, porque não tem som, como em Hoje (oje), mas será pronunciado e escrito quando houver som gutural semelhante a um R, como em Há, há, há! Diferente de a, a, a!... Assim, Hei pode ser escrito diferente de Ei conforme a entonação de voz pretendida. R e S no final das palavras não mudam.

2ª - Com poucos anos de escola, possivelmente só com o Ensino Fundamental qualquer um saberá escrever o português, sem erros, e os estrangeiros idem, melhorando a nossa comunicação internacional. Isso vai facilitar sobremaneira o aprendizado ortográfico do português que passará a chamar-se de língua BRASILEIRA, porque será uma língua facílima pela lógica e racionalidade de aprender. O Brasileiro poderá, até mesmo, no futuro, ser a língua do mundo todo, por essa característica. Facilidade. Teremos mais tempo para estudar outras matérias importantes.

3ª - Todos os nossos problemas ortográficos acabarão e não precisaremos tanto de corretores ortográficos como o do Word, para saber quando é S ou Z. O brasileiro deixará de ser cobrado nos exames, porque todo mundo saberá, tudo! Abrace essa ideia e vamos divulgar isso e nos livrarmos dessa tristeza, enraizada pelos nossos colonizadores.

Exemplo: Veja parte do mesmo texto anterior escrito nessa nova grafia, como ficou:

“Komo vai funsionar?
1ª – Kada som vokal é simbolizado por uma únika letra. X tem som de X, Z tem som de Z. Não averá duas letras para o mesmo som, nem dois sons para a mesma letra. Por ezemplo: o som de CH será eskrito kom o X. Já o LHA, o NHA, o GUA, o GRA, fikam komo estão, porke são dois sons juntos, mas são dois. Pronunsie LINGUA e r’epare: são dois sons. Iso vai fasilitar sobremaneira o aprendizado ortográfiko do portugês que pasará a xamar-se de língua BRAZILEIRA, porke será uma língua kom lójika, fasílima de aprender, independente de Portugal e de tradisões antigas.
2ª - Kom poukos anos de eskola, posivelmente só kom o Ensino Fundamental, kualker um saberá eskrever o brazileiro, sem er’os, e os estranjeiros idem, fasilitando a nosa komunikasão internasional. O Brazileiro poderá, até mesmo, ser a língua do mundo todo, pela fasilidade, pela r’asionalidade e pela lójika.
3ª - Todos os nosos problemas ortográfikos akabarão e não presizaremos tanto de kor’etores ortográficos komo os do Word, para saber kuando é S ou Z. O jovem brazileiro, deixará de ser kobrado nos ezames, porke todo mundo saberá tudo! Abrase esa ideia e vamos divulgar iso e nos livrarmos desa tristeza, enr’aizada pelos nosos kolonizadores.”
O R e o RR um cazo especial, porke konforme sua pozisão terá um som ou outro diferente. Para não ter que kriar uma nova letra, faremos um apóstrofe após o R’ que tiver o som de R em r’ato e no meio da palavra, como em er’ado. Assim, tanto r’ato como er’ado serão eskritos iguais, kom R’ porke têm o mesmo som gutural. Melhor ideia pode ser estudada. O R de arara fica igual.
Volte e leia r’ápido tudo de novo. Não fará muita diferensa, konfirme.

Adiante, uma tabela inicial, representativa dessa ortografia, ainda sujeita a aperfeiçoamento.



É simples. Sempre de acordo com o som pronunciado.

Se S tem som de Z, escreve-se com Z - Se o X tem som de zê, escreve-se com Z
Se o X tem som de Ch escreve-se com X - Se o X  tem som de qsi, escreve-se ksi.
Se o G tem som de J (Gê, Gi) escreve-se com J - Se o G tem som de Ga, Gue, Gui, escreve-se com G sem o U.
Se o som é de Ç, escreve-se com S = bensão - Se o som é de Ca ou Que, escreve-se com K = Ka, Ke
Se tem som de RR escreve-se R’ = r’ato, ar’ôs. - O Q transformou-se em K. Se tem som de Qua, fica Kua.
Se o Q tem som de Que ou Qui, fica Ke ou Ki. - Nunca use o Z no final de nenhuma palavra. Sempre o S

Palavras estrangeiras, não mudam a grafia. (Inclusive o Português de Portugal)

Alguns exemplos de palavras na Nova Ortografia: (Lembre-se: não existem mais o C, Ç, Ch, Q, RR e SS).
SS só quando houver dois sons juntos, como em nascida (nassida = nas – si – da)

Makako, jilete, jenuíno, asombrasão, sasi-pererê, sentral do Brazil, r’idíkulo, ar’anjo, ajente, keijo, Jenézio, erezia, aza de frango, azar, caza, makar’ão, ezemplo, proseso, asasino, nassimento, esterno, estremo, eskleroze, resém nassida, frekuênsia, kristalino, esposto, sélula, sekso, masa ósea, aselerar, pauza, korpo, porke, asões, alterasões, lezões, eros, er’os, er’ado, ereditário, ermafrodita, ensima, enzima, r‘osto, r’apadura, r’apas, por cauza, diso, nitidês, xis, Konseisão, kero, kuanto, kualker, arenke, krus, krusifikso, ger’a, jerar, jerou, trijézima kinta, désima sesta, rezolver, razo, rasão, razão, arara, ar’aia, pekeno, sirkunstânsia, aso, asão, asesor, asasinado, pregisa, prezo, fregezia, fregês, karangejo, ajências de emprego, r’emédio, r’ã, axado, ranxo, enxer, axo, enxergar, enxergei, enxaguar, axo ke.

Para facilitar a adaptação e problemas econômicos, as duas grafias ficam sendo válidas por 5 anos.

 Se você gostou, ajude a divulgar. Envie cópias para os órgãos competentes. 


Alfredo Bernacchi






6 comentários:

  1. Se o H tem som de R', por que não usa ele ao invés de R'? :|

    ResponderExcluir
  2. Ao invés de ensinar os burros emburrecem a língua...

    Made in Brazil

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. O K já é uma letra do vocabulário brasileiro e uma letra internacionalizada. Vale à pena usar pois substitui o C que tem som de S em Ce = Se.

      Excluir
  4. Que porcaria, como alguém pode chegar a tal ignorância. Empobrecimento da língua portuguesa, só pessoas preguiçosas chegam a ideias como essa.

    ResponderExcluir